Dia Internacional da Mulher


Dia da mulher banner

O Dia Internacional da Mulher é comemorado, anualmente, no dia 8 de março.

A data surgiu pela primeira vez em 19 de março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Desde esse ano, a data tem sido comemorada em vários países, de forma a reconhecer a importância e contribuição da mulher na sociedade.

Outro objetivo do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito racial, sexual, político, cultural, linguístico e econômico.

Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher

relatório de 2014 da Comissão Europeia sobre a igualdade entre homens e mulheres revela que, apesar das lacunas existentes entre homens e mulheres terem diminuído nas últimas décadas, as desigualdades no interior dos países e entre Estados-Membros cresceram e que persistem desafios globais em domínios críticos:

Dia da mulher-03

Dia da mulher-04

Dia da mulher-05

Dia da mulher-06

Dados do Índice Global das Diferenças de Género, do Fórum Económico Mundial:

  • Portugal ocupa a 39ª posição em 145 países, tendo ainda um longo caminho a percorrer no que respeita à igualdade.
  • Na União Europeia as mulheres ganham, em média, menos 16% que os homens.
  • As mulheres em Portugal ganham menos 9200 euros por ano que os homens.
  • As portuguesas gastam 328 minutos por dia em trabalho em casa, enquanto os homens se ficam pelos 96 minutos.
  • 70% das portuguesas até aos 64 anos participam no mercado de trabalho sendo que apenas 31% dos lugares no parlamento são ocupados por mulheres e o peso das mulheres nas administrações de grandes companhias situa-se, apenas, nos 12%.

Dia da mulher-01