Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


 

 

  

 
 

Celebra-se hoje o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Instituído pelas Nações Unidas, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Celebra-se desde 1998, ano em que a ONU avançou com a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A comemoração desta data tem como objetivo sensibilizar e mobilizar o apoio global para questões essenciais na inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e o seu desenvolvimento pleno.
Com este dia, pretende-se alertar o mundo para os benefícios e importância de ums sociedade inclusiva e acessível para todos.

cartazEVENTO-05

cartazEVENTO-06

Todos os anos, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência tem um tema específico, que pauta as atividades e eventos deste dia. Em 2015 o tema é "A inclusão importa: acesso e capacitação para pessoas de todas as capacidades". Este tema divide-se em três áreas de discussão principais: 1) tornar as cidades inclusivas e acessíveis para todos; 2) melhorar a informação estatística sobre a deficiência e incapacidade; 3) incluir as pessoas com deficiências invisíveis na sociedade e o seu desenvolvimento.

cartazEVENTO-07

cartazEVENTO-08

Na página http://www.un.org/disabilities/default.asp?id=1637  poderá encontrar mais informação sobre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e aceder a recursos específicos sobre os temas em análise.
Em Portugal, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.) assinala o dia com atividades e cerimónias que irão decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, encontrando-se esta aberta à participação de toda a comunidade (mais informações em www.inr.pt

Deficiência ONU